Quem somos

A Associação Brasileira Cultural Desportiva Educacional Harpias nasceu em 2024 na cidade de Guarulhos-SP com o objetivo de atuar com esportes e cultura aliados à educação por meio de projetos de desenvolvimento, sociais e de rendimento. Atualmente, o projeto impacta diretamente mais de 200 pessoas, homens e mulheres, com as modalidades futsal, futebol, voleibol, karatê e ginástica.

Por que Harpias?

Considerada a mais forte entre as aves do mundo, a harpia – espécie latino-americana encontrada em diversos estados do Brasil – sabe do seu poder. Contudo, embora temida por suas presas, a harpia não é um daqueles animais que caçam uma ou duas vezes ao ano, ou que estocam comidas por semestre. Ela não vive da sua fama. Vai à luta e busca somente o necessário para alimentar a si e à cria.

Estuda Atleta

Apesar de superprotetora, a ave não mima seus filhotes. Ela ensina e depois liberta. Antes da vida adulta, destrói o ninho, os obrigando a serem independentes. 

A inspiração para o nome surgiu ao comprar um mero sorvete durante uma partida amistosa de futebol em Guarulhos. O vendedor, ainda pré-adolescente, afirmou que a verba arrecadada com as vendas serviria para pagar as parcelas do tão sonhado videogame. O pai, ali próximo, confirmou a história e acrescentou que saiu dele próprio a ideia. Mesmo que já tivesse o dinheiro para a compra, quis proporcionar ao filho a sensação da conquista.

Existem harpias em todo o Brasil, cada qual com seu motivo, com a sua caça. Não importa qual seja, desde que lícita. Queremos multiplicar harpias utilizando o esporte como base fundamental. Queremos explorar e aplicar seu método e seu modos operandi de formar o caráter, iniciando ali, por Guarulhos, onde o menino conseguiu quitar o seu videogame.